segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FADO - PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE

Ainda no âmbito dos festejos da declaração do FADO - Património Imaterial da Humanidade, fica aqui mais um dos novos valores do fado actual. Com a curiosidade deste fadista ter nascido no Bairro da Ajuda, que tanto diz aos Primatas.

RICARDO RIBEIRO

Ricardo Alexandre Paulo Ribeiro, mais conhecido como Ricardo Ribeiro, nasceu em Lisboa, a 19 de Agosto de 1981. É um fadista português





A sua maior referência fadista é Fernando Maurício, cantor que chegou a conhecer.
Ricardo Alexandre Paulo Ribeiro nasceu em Lisboa, a 19 de Agosto de 1981, onde foi criado no Bairro da Ajuda, tendo começado a cantar aos 9 anos de idade para os amigos.

Impulsionado por uma tia, a sua estreia aconteceu aos 12 anos, no Grupo Desportivo "A Académica da Ajuda", sendo acompanhado à guitarra por Carlos Gonçalves e à viola José Inácio, que se tornaria um dos seus mestres.

Participa na Grande Noite do Fado de 1996, em Lisboa, arrecadando o 2º lugar. Vence esta iniciativa da Casa da Imprensa no ano seguinte e já em 1998 volta a vencer mas já na categoria de seniores masculinos.

Ao mesmo tempo que estuda no Colégio Diocesano Andrade Corvo, em Torres Novas, aos 15 anos Ricardo passa a integrar o elenco do Restaurante Típico "Os Ferreiras", na freguesia da Pena, ao lado de nomes como Fernando Maurício (que considera seu mestre) e Adelino dos Santos, guitarrista de quem diz ter recebido muitos ensinamentos.

Passa mais tarde para o Bairro Alto, actuando no Restaurante Típico "Nô-Nô", O Faia ou Café Luso. Actualmente faz parte do elenco da Casa de Fado Marquês da Sé e actua ainda, aos sábados, na Mesa de Frades, ambos em Alfama.
Em 2001 representa Portugal, a convite do Ministério da Cultura francês, num festival de culturas realizado na casa doada pela actriz Maria Casarès à localidade de Alloue, Charente, França.
Em 2004, participa em A Tribute to Amália Rodrigues, uma compilação de homenagem à fadista portuguesa, editada em 6 de Outubro pela World Connection. O tema escolhido foi "Quando se Gosta de Alguém", com letra de Amália e música de Jorge Fernando. Neste álbum participam também nomes como Ana Moura, Argentina Santos, Cristina Branco, Joana Amendoeira, Maria da Fé ou Jorge Fernando mas também alguns artistas fora da esfera do fado como Ciganos D'Ouro, Raul Marques e os Amigos da Salsa, V Império ou Vozes da Rádio.

O seu primeiro álbum, Ricardo Ribeiro sai ainda em 2004 pela editora Companhia Nacional de Música, fazendo parte da Colecção Fado: Antologia. Este álbum está marcado pelo fado tradicional mas com quatro excepções trazidas por Jorge Fernando, Paco González e Manuel Mendes, contando ainda com letras escritas para si por José Luís Gordo e Rui Manuel.

No ano de 2005 é agraciado com o Prémio Revelação Masculina da Fundação Amália Rodrigues e entra no filme "Rio Turvo" de Edgar Pêra, interpretando dois um fado e uma canção de Fernando Girão, um filme com Teresa Salgueiro e Nuno Melo.

É também em 2005 que, convidado pelo encenador Ricardo Pais, participa em "Cabelo Branco É Saudade", num elenco onde estão nomes como Celeste Rodrigues, Argentina Santos e Alcindo de Carvalho. O espectáculo parte do Teatro Nacional de São João e faria uma digressão europeia com passagem por importantes salas de espectáculo como a Cité de la musique de Paris, o Teatro de La Abadía de Madrid, a Ópera de Frankfurt (Opern und Schauspielhaus Frankfurt), o Teatro Mercadante de Nápoles ou a Casa da Música, no Porto.

No ano seguinte, 2006 a Casa da Imprensa o Prémio Revelação e um dos temas do seu primeiro álbum, "A Lua e o Corpo" (Rui Manuel De Oliveira / Alfredo Marceneiro (Fado Pierrot)), é escolhido para integrar a compilação Álbum Vermelho do Fado, editado pela Companhia Nacional de Música. Deste duplo álbum fazem parte trabalhos de Amália Rodrigues, Ana Moura, Argentina Santos,Camané, Cristina Branco, Gonçalo Salgueiro, João Braga, Joana Amendoeira, Katia Guerreiro, Mariza, Mísia e do seu mestre Fernando Maurício.

Ainda em 2006 canta uma versão fadista do Hino Nacional de Portugal em apoio da selecção nacional de futebol, participante no Campeonato Mundial de Futebol desse ano, realizado na Alemanha.

Em 2007, estreia o documentário musical "Fados", do realizador espanhol Carlos Saura, onde Ricardo participa no quadro "Casa de Fados".

Já em 2008, "A Lua e o Corpo" volta a entrar numa compilação Fado Sempre! Ontem, Hoje e Amanhã. Faz parte da secção "Hoje" deste trabalho comemorativo dos 150 anos de fado, editado pela Difference e iPlay, que reúne 80 fados interpretados por nomes incontornáveis do panorama do fado.

Na sequência dos concertos a Julho de 2007, no Teatro de São Luiz, em Lisboa e no Porto, no Teatro Nacional de São João com o libanês Rabih Abou-Khalil, Ricardo é a voz do álbum Em Português do compositor e tocador de Oud, lançado em Maio de 2008 pela editora Enja Records. A letras são assinadas por Mário Rainho, Silva Tavares, José Luís Gordo, Tiago Torres da Silva, Rui Manuel e António Rocha.
(In Wikipédia)







FADO - PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE

De modo a saudar a decisão de eleger o Fado como património imaterial da humanidade, deixo aqui uma das novas vozes do fado.

CARMINHO

Carmo Rebelo de Andrade (Lisboa, 20 de Agosto de 1984), conhecida como Carminho, é uma fadista portuguesa. É filha da também cantora Teresa Siqueira.

Cantou com o grupo Tertúlia de Fado Tradicional com quem gravou quatro canções ("Toca Pr'á Unha", "O Vento Agitou O Trigo", "Fado Pombalinho" e "O Fado da Mouraria") do cd "Saudades do Fado", editado em 2003.
Aquando das cerimónias de adesão de Malta à União Europeia actuou no país a convite da Embaixada Portuguesa.

Em 2005 cantou num espectáculo, que teve lugar no Teatro Camões, oferecido pelo presidente da Turquia ao presidente Jorge Sampaio. Ainda em 2005 recebeu o prémio Amália, na categoria de Revelação Feminina.

Em 2006 colaborou nas gravações do disco "O Terço Cantado" que recebeu a bênção apostólica do Papa Bento XVI. As músicas são de Ramon Galarza e as vozes são dos irmãos Carmo Rebelo de Andrade e Francisco Rebelo de Andrade (participante no programa "Operação Triunfo").

Carminho participou no filme "Fados" de Carlos Saura de 2007. O disco com a banda sonora inclui a faixa "Casa de Fados" com a participação de Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Ana Sofia Varela, Carminho, Ricardo Ribeiro e Pedro Moutinho.

Em Maio de 2008 participou num concerto de Tiago Bettencourt, também actuou na Casa da Música, na Expo Zaragoza 2008 e foi convidada para o espectáculo comemorativo dos 45 anos de carreira de Carlos do Carmo, no Pavilhão Atlântico.
(In Wikipédia)

domingo, 27 de novembro de 2011

FADO PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE

Para todos os que acreditaram e também para os descrentes, é verdade o FADO é património Mundial da humanidade. Fica aqui o momento em que foi anunciada essa decisão.
http://sicnoticias.sapo.pt/cultura/article1038149.ece


Parabéns a todos os fadistas e à equipa que tornou possível essa conquista!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CANDIDATURA DO FADO A PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE

Sendo um dos estilos de musica acarinhado pelos PRIMATAS, fica aqui o video de candidatura do Fado a património imaterial da humanidade.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ALMOÇO DE NATAL 2011 DOS PRIMATAS


ALMOÇO DE NATAL 2011 DOS PRIMATAS

AMIGOS

APESAR DE TERMOS UM NATAL A 50% , VAMOS MAIS UMA VEZ CONFRATERNIZAR NO DIA 17/12/11 , C/ O RESPECTIVO ALMOÇO NO RESTAURANTE A GINA , SITUADO NO PARQUE MAYER , PELAS 13HOO , QUE CONSTA DO SEGUINTE :
ENTRADAS , SOBREMESAS, DOCES OU FRUTAS,  BEBIDAS  TAIS COMO VINHOS BRANCO E TINTO , CERVEJA ,SUMOS , ÁGUA E CAFÉ ,
C/ OS SEGUINTES PRATOS; PATANISCAS DE BACAHAU C/ARROZ DE FEIJÃO OU BIFINHOS AU CHAMPIGNON (CADA QUAL ESCOLHE O QUE MAIS GOSTAR) P.P.P. 12,50€)
CADA GARRAFA DE WHISKY. 20,00€.



É IMPORTANTE QUE CADA UM INFORME A S/PRESENÇA ATÉ DIA 10/12/11 (EMBORA HAJA MAIS UNS DIAS PARA OS ESQUECIDOS), MAS CONVEM NAQUELA DATA TER UMA IDEIA DO NUMERO DE PRESENÇAS.



CONTACTOS:  HELDER DUQUE , ZÉ ROSA , GRAÇA E LOPES.


CONTAMOS COM TODOS