segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PRIMEIRO ENCONTRO DOS PRIMATAS EM 2010

Caros Primatas, dado que se aproxima o 1º encontro dos Primatas no corrente ano de 2010, e uma vez que foi escolhida uma visita a Almeirim e à sua Sopa da Pedra, deixo aqui um pouco da história dessa iguaria lusa;

Sopa de pedra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ao contrário do que o nome indica, a sopa de pedra é uma sopa com muitos ingredientes, em que a “pedra” é apenas o “pretexto”. Aparentemente, esta designação encontra-se em muitas culturas ocidentais e tem como base uma lenda ou fábula.

A fábula

Um frade pobre, que andava em peregrinação, chegou a uma casa e, orgulhoso demais para simplesmente pedir comida, pediu aos donos da casa que lhe emprestassem uma panela para ele preparar uma sopa – de pedra... E tirou do seu bornal uma bela pedra lisa e bem lavada. Os donos da casa ficaram curiosos e, de imediato, deixaram entrar o frade para a cozinha e deram-lhe a panela. O frade colocou a panela ao lume só com a pedra, mas logo disse que era preciso temperar a sopa... A dona da casa deu-lhe o sal, mas ele sugeriu que era melhor se fosse um bocado de chouriço ou toucinho. E lá foi o unto para junto da pedra. Então, o frade perguntou se não tinham qualquer coisa para engrossar a sopa , como batatas ou feijão que tivessem restado da refeição anterior... Assim se engrossou a sopa “de pedra”. Juntaram-se couves, cenouras, mais a carne que estava junta com o feijão e, evidentemente, resultou numa excelente sopa.

Comeram juntos a sopa e, no final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a e voltou a guardá-la no seu bornal... para a sopa seguinte

Para os curiosos, deixo aqui a receita;

Sopa de Pedra

ALMEIRIM

Ingredientes:
Para 8 a 10 pessoas

1 litro de feijão encarnado
1 orelha de porco
1 chouriço negro (de sangue da região)
1 chouriço de carne
150 g de toucinho entremeado
750 g de batatas
2 cebolas
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 molho de coentros
sal e pimenta

Confecção:
Se o feijão for do ano, não necessita ser demolhado. Se for duro, põe-se de molho durante algumas horas.
Escalda-se e raspa-se a orelha de porco.
Leva-se o feijão a cozer em bastante água juntamente com a orelha, os chouriços, o toucinho, as cebolas, os alhos e o louro. Tempera-se com sal e pimenta. Se for necessário juntar mais água, deve ser sempre a ferver.
Quando a carne estiver cozida, retira-se e introduzem-se na panela as batatas cortadas aos quadradinhos e os coentros picados. Deixa-se cozer a batata.
Assim que se retirar a panela do lume, introduzem-se as carnes previamente cortadas aos bocadinhos e uma pedra bem lavada, que deve ir na terrina.

* Esta receita foi especialmente cedida por José Manuel Toucinho, proprietário do célebre restaurante Toucinho de Almeirim.


fonte: Editorial Verbo

3 comentários:

  1. Este site,bloque ou o que quer que ele esteja a ser, está a ficar mesmo eclético. A sopinha da pedra é uma ideia e peras
    Saudações primatas
    Rui Gonkalophitecus

    ResponderEliminar
  2. Está giro... ainda dizem que os homens de Deus não enganam ninguem ...não enganão é o C......

    ResponderEliminar
  3. Nunca mais chega o dia de comer uma sopa da pedra e ouvir um fadô, acompanhado pelo grande Kali!!

    ResponderEliminar