segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

CULTURA E LAZER

Fado de Camané candidato a Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos apresentou os 39 temas candidatos a uma nomeação para o Óscar de "melhor canção original" lista onde se encontra o fado "Já não estar", com letra de Manuela de Freitas e música de José Mário Branco, interpretado por Camané.

O fado integra o documentário "José & Pilar", que Miguel Gonçalves Mendes fez sobre José Saramago, numa percurso que acompanha o processo criativo de “A Viagem do Elefante”, a sua relação com Pilar del Rio, a mulher com quem viveu em Lanzarote, bem como o seu relacionamento com o mundo.

Grande parte da banda sonora deste filme de Miguel Gonçalves Mendes foi composta por David Santos (noiserv), mas inclui também temas interpretados por Camané, Paco Ibañez, Pedro Granato ou Adriana Calcanhoto.

Entre as 265 longas-metragens aceites divulgadas pela Academia, para uma possível nomeação para o Óscar de "Melhor Filme", encontra-se o documentário "José & Pilar", uma vez que cumpre os requisitos como por exemplo ter tido estreia comercial nos Estados Unidos e ter estado pelo menos sete dias consecutivos em cartaz. Acresce que o documentário é ainda o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de "Melhor Filme Estrangeiro".

As decisões serão conhecidas na 84.ª edição dos Óscares que decorrerá a 26 de Fevereiro em Los Angeles, Califórnia, mas as nomeações serão já conhecidas a 24 de Janeiro.
(in Site de HARDMUSICA, Jornal de Cultura e Lazer)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário