terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CURIOSIDADES DE NATAL



Dado que alguns Primatas se insurgiram, quanto ao conteúdo mais brejeiro do Blogue, e para que haja algum equilibrío sobre os vários assuntos e conteúdos, deixo aqui algumas curiosidades mais culturais;

COMO SE DIZ FELIZ NATAL NO MUNDO
Afrikaan - Een Plesierige Kerfees
Albanes - Gëzuar Krishtlindja
Alemão - Frohe Weihnachten / Fröhliche Weihnachten
Alsacia - Gleckika Wïanachta
Arabe - Milad majid
Armenio - Shenoraavor Nor Dari yev Pari Gaghand
Basco - Eguberri on
Bohemia- Vesele Vanoce
Breton - Nedeleg laouen na bloavezh mat
Bulgaro - Tchestita Koleda
Catalão - Bon Nadal
Chinês (Cantonês) - Gun Tso Sun Tan'Gung Haw Sun
Chinês (Mandarim) - Kung His Hsin Nien bing Chu Shen Tan
Coreano - Sung Tan Chuk Ha
Corsega - Natale allegre
Creolo (Guadalupe) - Jwaïeu Nouel
Creolo (Haiti) - Jwaye Nowel
Creolo (Martinica) - Jénwèl
Croata - Sretan Bozic
Dinamarquês - Glædelig jul
Esquimó - (inupik) Jutdlime pivdluarit ukiortame pivdluaritlo
Espanhol - Feliz Navidad
Esperanto - Gajan Kristnaskon
Estonia - Roomsaid Joulu Puhi
Filandês - Hyvää joulua
Francês - Joyeux Noël
Galês - Nadolig Llawen
Gaulês - Nadolig llawen
Grego - Kala Christouyenna
Havaiano - Mele Kalikimaka
Hébreu - Mo'adim Lesimkha. Chena tova
Hindu - Shub Naya Baras
Hongrois - Boldog Karácsonyt
Indinésia - Selamat Hari Natal
Ingles - Merry Christmas / Happy Christmas
Italiano- Buon Natale / Gioioso Natale
Irlandês - Nodlaig mhaith chugnat
Japonês - Shinnen Omedeto / Kurisumasu Omedeto
Jugoslavo - Cestitamo Bozic
Latim - Natale hilare et Annum Faustum
Kabyle - Assegass amegass
Lao - Souksan van Christmas
Letão - Priecigus Ziemassvetkus
Lituano - Linksmu Kaledu
Luxemburguês - Schéi Krëschtdeeg an e Schéint Néi Joer
Malgache - Tratran'ny krismasy
Maltês- LL Milied Lt-tajjeb
Maori - Meri Kirihimete
Holandês - Een vrolijk Kerstfeest
Norueguês - Gledelig Jul
Persa- Noël mobaràk bâde
Polaco - Wesolych Swiat
Português - Boas Festas e Feliz Ano Novo
Provençal - Bòn nové
Romeno - Un Crãciun fericit
Russo -Pozdrevlyayu s prazdnikom Rozhdestva is Novim Godom
Samoa - Ia manuia le Kerisimasi
Servo-Croata - Sretan Bozic
Eslovaco - Vesele vianoce
Sobota - Dobro dedek
Sueco - Glad Yul
Checoslovaco - Prejeme Vam Vesele Vanoce a stastny Novy Rok
Tailandês - Souksaan wan Christmas / Merry Christmas
Turco - Mutlu yýllar
Ucraniano - Srozhdestvom Kristovym
Vietnamita - Chung Mung Giang Sinh


O SIGNIFICADO DO NATAL
O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.
Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.
Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.
O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.
Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.
Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.
Apesar de todas estas tradições serem importantes (o Natal já nem pareceria Natal se não as cumpríssemos), a verdade é que não nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados através da sua própria morte. Nesses tempos, sempre que alguém pecava e desejava obter o perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício. Então, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade através da Sua morte, para que um dia possamos alcançar a vida eterna, por intermédio Dele, Cristo, Filho de Deus.
Assim, não se esqueçam que o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo.

O PAI NATAL
O Pai Natal tem vários nomes dependo do país e cultura, mas independentemente do nome que ele recebe, trata-se sempre de S. Nicolau, um senhor muito simpático e generoso, que nasceu no ano de 350 d.C., em Patara. Depois de viajar por muitos sítios, S. Nicolau decidiu ir viver em Mira, onde anos mais tarde tornou-se bispo da Igreja Católica. Muitos milagres lhe são atribuídos e grande parte destes relacionam-se com a doação de presentes. Ele, hoje, ainda é vivo já que a sua Fonte de Vida é a crença das pessoas na sua existência, quando ninguém mais acreditar no Pai Natal é quando ele morre!
Actualmente ninguém sabe ao certo onde é que o Pai Natal vive, uns dizem que é na Noruega, outros dizem que é na Finlândia e ainda outros dizem que ele vive no Pólo Norte. A verdade é que o Pai Natal não quer que ninguém saiba onde é que ele mora, para conseguir trabalhar sem ser incomodado, pois o seu trabalho não se resume a distribuir os presentes na noite de Natal, é também necessário fazer os presentes, saber o que cada criança pediu e o que cada uma realmente merece.
O Pai Natal tem uma lista, que actualmente já é computorizada, de todas as crianças do mundo. O Pai Natal e os seus ajudantes, os duendes, através dessa lista sabem onde é que cada criança mora e assim podem observar o seu comportamento ao longo do ano.


CURIOSIDADES
A quadra natalícia não se resume a um ou dois dias, mas sim aos 12 dias que se situam entre o Natal e o dia de Reis, já na Época Medieval assim o era;

Os postais de Natal surgiram por volta de 1844;

Os pratos de Natal têm origem Medieval. Cada país tem as suas comidas especiais para o Natal, sendo grande parte destas são feitas com frutos secos, já que estes eram uma especialidade de Idade Média;

O azevim era uma planta sagrada para os druidas, na cultura celta.

Em alguns países são atribuídos nomes às renas que puxam o trenó do Pai Natal. Na tradição anglo-saxónica existem oito renas: Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donder e Blitze. Posteriormente, acrescentou-se uma outra rena de nome Rodolfo, esta tem a particularidade de ter um nariz vermelho que brilha, logo ela é a rena que lidera no trenó, já que consegue iluminar o caminho. A criação de Rodolfo deu-se em 1939, para um anúncio de Montgomery Ward Company.

2 comentários:

  1. Tanta curiosidade em tão pouco espaço!!

    Boa Vitor!

    ResponderEliminar
  2. Caro Victor vou tentar enviar-te algumas renas bem fresquinhas para ilustrares o texto que colocas-te no blogue:bom trabalho,assim os primatas ficam a saber que as renas na veem da Renânia do norte quem vem de lá é o Beethoven.Toca a fazer ver a estes calinas que é preciso participar no blogue.um abraço Helder

    ResponderEliminar