segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

NOTICIAS DO JAQUIM DA BOIÇA


Caríssimos Primatas,

Estava eu no quentinho a ver os Mails, quando chega que nem um furacão mais uma mensagem do Jaquim, que aqui Vos deixo:

"
Sim sinhor.
Bai um gaijo por i abaicho pra ber us amigus primatas i bossas exclencias toca de fazer friado a tersa feira i o jaquim agarradu au pau,baleu que tlefonei a um belho primata qe foi almuçar cumigo i lá puzemos a iscrita im dia.qando for açim butai no blogo qe indes altrar a data da comezaina,porra, cum home num adibinha.pro falare do blogo o padre birgulino foi-le la botar u fucinho saiem promissão i bai de me qilhar a cornia –ó jaquim tu num debias iscreber istu i aqilo fiqa-te mal teteu,teteu,teteu….i eu birei-me pra ele i diçe u qe fica mal e boçê tar a diser a miça i a largar-çe debagarinhu qeé um fudor qe num s augenta,boçê inte debe oubir qanda tudo arriunido por bia dus gazes nucibos qe bão pra nubens i num conte cumigu pra ajudare maiz a miça qeu é qe lebo cu fartum!-tu istás a inzagerar home ,tô a inzagerar uma porra inté a trezinha du orgú taba amareula,pinsei inté qe lhia dar um cousa má.bomecê sozinhu rebenta más ca cambada du uzono Cuma mainada de porcus neim trez baras de bacas amandão tantu c.ou.2,bá mas é cumer floures.adiente.Num é que bou a lesboa porbias duma cousa qe se infiou na cornia,queu gustaba na note du natal,cá da aldeia fazer um brillarete i limbrei-me qe habia na feira pupular uma baca que botaba binhu plas tetas i fui pra cumprar ,ou alugar, a baca tais a ber a matula, tudo im bolta da fogeira, a açar as moiras us coirates despoi da miça du galu i o jaquim a apartar as tetas da baca, i a baca minjar binhaça, uma teta pró brancu uma teta pró binhão de ponte de lima outra pró binhu du porto outra pró bagaçu de berde ó sinhores qe bunito qa habia de ser.cai de cu qando bi qe num habia feira pupular nim baca nim o c…. sube ca qilo habia sio tudu bendido pur 10 réis du mel cuadu e bou a ber se num purdia tudu, galgu ó parqe maier pra ber uma rebista,porra qe taõ beim foi bendido,qe foi um mercoum qe tebe na Câmbra de lesboa qia bendendo pai e a mãi i bós deichais cum caragu,bós inté parseis moiros us qintalarem u martins munis nu purtom du castelu quinté cas marcas da feichadura ficô grabadas nus custadus,qem diçe foi o prufesor saraiba.num bolto tau depresa ai porra, qe som só magúas.já bos abisei cuidaibos dus moiros,qem bos abisa…
Tô a gustar de ber o blogo imbora aiche qe istá a birar ó intletual,mês eu tumbem qeru claborar intão aqi bai:Se cumerdes cunserba de atum ,débeis 1º abrir a lata ó qe não bai-bos custare a ingulir i despois a ibacuar.Pra muter um ilifante pur baicho duma porta débeis mute-lo 1ª dentru dum inbelope i ós pois o inbelope pur baichu da porta.pra por um ilifante a secar o sol num curdau da rôpa dezei-lhe ó obido qele teim uma gaita piquena qele bai ós Aramis e bós sigurais u gaijo cum duas molias.pur hoije num claboru mais ospois se berá.Cuntarão-me cu noço menistro das financias o primata Lopes deitou abaicho um nabio almirante só cum sopru? granda home bai-te ós moiros.Num os popes,se tibesemos más meia dusia cumo tu inda habiamus de boltar a pore olibença nu mapa da lunsitânia homes ,som homes, caragus’ i pondebos a pau num deicheis bender u resto du burgu qim té sintu ú afonsu hanriques ás boltas na tumba.Aqele abraçu cum todus du bosso amigu
Jaqim da Boiça. "

3 comentários:

  1. Boa Jaquim,quando quiseres ir conquistar Olivença conta comigo,eu ainda sou PORTUGUÊS.

    ResponderEliminar
  2. Já agora podias dizer quem foi o primata que almoçou contigo...

    ResponderEliminar
  3. Pudia diser mes num digu eu sô u jaquim da boiça i tu? amonimo um amonimo inté podesere um bira bicos dus qe pegão dimpurrão,sei lá sés primata?à gaijos qe dom pros dois ladus.eu tibe a almuçar cum primata dus intigos,cumemus beim i bubemus milhor! istás inlucidadu?

    ResponderEliminar