sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MAIS UM POUCO DE CULTURA


Para todos sabermos melhor qual o significado do nome do nosso grupo de amigos, aqui deixo mais umas curiosidades culturais;

Primatas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os primatas são os mamíferos que compõe a ordem Primates, onde estão incluídos os micos, macacos, gorilas, chimpanzés, orangotangos, lêmures, os babuínos, os seres humanos e outros hominídeos. O polegar, ou dedo oposto, também é uma característica mas não é exclusiva dos primatas (os gambás também têm polegares). Alguns macacos têm os polegares apenas nos seus pés e não nas mãos. O ramo da mamalogia que estuda os primatas é a primatologia.

A ordem dos primatas é informalmente dividida em três grupos principais: os
prossímios, platirrinos (os macacos do novo mundo) e os catarrinos (macacos do velho mundo), grupo no qual o ser humano se inclui. Os prossímios se caracterizam por seus proeminentes focinhos e longas caudas e, nas espécies mais primitivas, por uma tendência à disposição lateral dos olhos. Neles se incluem os Lemuriformes, Chiromyiformes, Lorisiformes e Tarsiiformes. Os platirrinos possuem narinas distantes entre si e voltadas para os lados. Os catarrinos se caracterizam por ter o focinho mais ou menos reto e narinas dirigidas para a frente.
De acordo com as evidências fósseis, os ancestrais dos primatas já existiam no Baixo
Cretácio. Estudos com o relógio molecular sugerem que eram ainda mais antigos, tendo se originado pelo menos no Médio Cretácio. Acredita-se recentemente que sejam mais intimamente relacionados aos colugos e, mais distantemente, aos escandêncios. Primatas provavelmente evoluíram dos plesiadapiformes. Alguns paleontólogos acreditam que o Purgatorius, que viveu no estado de Montana seja o primeiro primata do mundo. Entretanto, há também a possibilidade deste pequeno animal ser da ordem dos Plesiadapiformes.

Principais espécies
Na ordem dos primatas, além dos
seres humanos, são também bastante conhecidos os gorilas, chimpanzés, bonobos, mandris, babuínos, orangotangos, lêmures, micos. E em destaque na história da biologia, mais especificamente na hematologia, está o macaco-rhesus, devido ao sistema sanguíneo fundamentado no fator Rh.
No
Brasil, as principais espécies endêmicas são o cuxiú-preto, bugio, macaco-barrigudo, macaco-prego, mico-leão-dourado (em risco de extinção), muriqui, soim-de-coleira, uacari-branco.

1 comentário: